Related Posts with Thumbnails

Derretimento das geleiras: Ameaça aos oceanos  

1 comentários

Tony Filho


Outro perigo maior ao futuro do planeta apontado pelos especialistas relacionado ao aquecimento global é o aumento da temperatura dos oceanos. Esses fenômenos têm como conseqüência alteração na biodiversidade dos oceanos e elevação do nível do mar, que ameaça as zonas costeiras.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a agricultura e alimentação, 76% das espécies marinhas comercializadas no mundo estão ameaçadas de extinção e apenas 1% dos oceanos possui áreas marinhas protegidas. No Brasil, 80% das espécies marinhas comercializadas estão em extinção e somente 0,4% de área marinha está protegida. Hoje, 30% dos corais no mundo estão ameaçados. Dado preocupante porque os corais abrigam 1/4 das espécies marinhas, enquanto 20% dos manguezais desapareceram. Aqui no Brasil nossos mangues estão sendo destruídos para a criação de camarão.

Especialistas como Leandra Gonçalves, que participou de estudos em AMPs (Áreas Marinhas Protegidas) diz que é necessário se criar novas áreas de proteção marinha. O Greenpeace recomenda que seja 40% dos oceanos protegidos para poder se obter resultados satisfatórios. O descaso do governo brasileiro com o bioma marinho não está relacionado aos órgãos gestores e sim a falta de coordenação entre eles, havendo uma sobreposição de poderes que acaba inviabilizando a sustentabilidade plena das áreas protegidas. Os números do Brasil indicam uma necessidade da contribuição do país para realização dessa meta por meio do desenvolvimento de uma Política Nacional de Oceanos efetiva.

What next?

You can also bookmark this post using your favorite bookmarking service:

Related Posts by Categories



1 comentários: to “ Derretimento das geleiras: Ameaça aos oceanos