Related Posts with Thumbnails

Cuide de Você  

0 comentários

Fabíola Lima

"Há algum tempo venho querendo lhe escrever [...]
Achei que amar você seria o suficiente [...]
Seria a pior das forças [...]
Cuide de você.
Assinado X."

Estes são fragmentos de uma carta que a francesa Sophie Calle recebeu como rompimento de um relacionamento. Assinada, o remetente recomenda: "Cuide de você". Calle não soube respondê-la e convidou 107 mulheres com profissões diferentes para interpretá-la do seu lugar de enunciação. Enviou a correspondência e solicitou retorno em texto, imagens, áudio ou vídeo do que a carta lhe propunha.

O resultado foi mais que inesperado e assim resolveu, com a autorização de quem lhe respondera, usar as sugestões à uma exposição. Foi sucesso na Europa, Estados Unidos, Canadá, Itália e faz parte das comemorações do Ano da França no Brasil. Chegou a Salvador e adquiriu no MAM (Museu de Arte moderna da Bahia) mais de 7 mil visitações.

A carta contém uma série de signos e significações, a interpretação não é única e nunca será. O imaginário invisível do indivíduo se mostra, muitas vezes, de maneiras inalcançáveis para o outro. A subjetividade, na verdade, está na linha do discurso e é preciso contextualizar, fazer-se ser o outro. A percepção do receptor pode captar o que lhe fora dito com ou sem o verbo.

Cale não terá uma resposta ou o ponto inicial, mas uma gama de julgamentos com pressupostos e subentendidos. Como para ela é o que parece valer, a mostra está aberta a visitações no Museu de Arte Moderna da Bahia e ficará até o dia 22 de novembro, a entrada é franca. De terça a domingo, das 13h às 19h, e aos sábados, das 13h às 21h. Perceba a atmosfera da exposição, leia a carta e dê o seu pitaco no blog http://blog.sophiecalle.com.br/.

What next?

You can also bookmark this post using your favorite bookmarking service:

Related Posts by Categories



0 comentários: to “ Cuide de Você