Related Posts with Thumbnails

Como o Brasil trata o seu meio ambiente  

0 comentários


Tony Filho


Em meio às discussões globais sobre mudanças climáticas provocadas pela ação predatória do homem ao meio ambiente, há de se lamentar a apatia do Brasil às metas sobre as questões ambientais estabelecidas para os países em desenvolvimento. O descaso do Brasil é percebido também pela pouca importância que o país dá aos vários eventos relacionados às questões climáticas que ocorrem no mundo, como: o Protocolo de Kyoto, a Convenção sobre mudanças de clima que acontece anualmente em Copenhague Dinamarca, o Protocolo de Cartagena na Colômbia sobre os transgênicos, a Conferencia de Bonn na Alemanha, e outros tantos tratados e convenções.

Tudo isso faz com que o país não seja levado a sério pela comunidade internacional nas negociações sobre clima e biodiversidade, pois não consegue cumprir sua própria legislação em áreas aonde a floresta vem sendo destruída sistematicamente. Com a falta de governança na Amazônia perpetua-se a destruição do maior patrimônio biológico do país e um dos maiores do mundo. Somos um dos maiores desmatadores do mundo e as queimadas na Amazônia colocam o país no posto de 4º maior emissor de gases do efeito estufa do mundo. Esses desmatamentos constantes em áreas protegidas são a favor do agronegócio.

Ostentamos também o titulo de país que mais desperdiça o lixo. Gera-se cerca 150 mil toneladas de lixo por dia no Brasil e somente 450 municípios brasileiros fazem a reciclagem. Aqui ainda se permite os despejos de produtos químicos em mananciais sem o tratamento adequado, além de recentemente o país ter ressuscitado o programa nuclear brasileiro com a reativação das obras de Angra 3 que estavam paradas.

O Brasil precisa mostrar liderança nos debates sobre o clima, ter compromisso com a diminuição do desmatamento na Amazônia e aproveitar melhor os recursos naturais de que dispomos, investindo no setor de energias baseada em fontes renováveis como biomassa, eólica e solar. Embora os cientistas, ambientalistas e governantes discutam as novas definições sobre as regras que definirão as políticas de combate ao aquecimento global, no Brasil falta um Plano Nacional de combate às mudanças climáticas.

Foto: vivaterra.org.br

What next?

You can also bookmark this post using your favorite bookmarking service:

Related Posts by Categories